Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Case UR - Usiminas

Cobot UR 10E Promove Inovação na Usiminas em Projeto de Marcação de Bobinas Metálicas com Tinta.

Eletronor

O DESAFIO:

Apesar da complexidade do processo, era necessário que os operadores pudessem manusear as máquinas facilmente em uma solução transparente e flexivel. Além disso, a nova marcação em bobinas precisaria ser mais ágil e simples que a solução anterior.

Outro desafio era garantir que o sistema fosse automático e pudesse identificar o tamanho da bobina por conta própria durante a marcação, adicionando inclusive um QRCode para facilitar a rastreabilidade nas próximas fases do processo.

A SOLUÇÃO:

A USIMINAS optou pela utilização de um robô colaborativo UR10e da Universal Robots para as operações de aplicação de tinta nas bobinas metálicas e obteve excelentes resultados. Para acrescentar ainda mais à solução, garantiu que todos os trabalhadores tivessem acesso e treinamento ao controle do robô, empoderando a mão de obra no local.

A fábrica, com isso, conseguiu alcançar uma economia de tinta anual de R$130.000,00. Atualmente, o cobot já marcou mais de 100.000 bobinas, o que aumentou a segurança no espaço de trabalho, já que os trabalhadores não precisam mais se preocupar com marcações à mão livre em peças tão pesadas (as bobinas podem chegar a 45t) e afiadas.

A implementação do cobot UR10e é capaz de adicionar texto, QRCode e desenhos em vetor. A instalação ocupa menos de 1m² incluindo o reservatório de tinta e consome menos energia elétrica que uma cafeteira.

“Isso mostrou pra gente que podemos buscar soluções diferentes e não convencionais para a indústria siderúgica”, disse Geraldo Maia, Gerente de laminação a frio na USIMINAS.

Quer ter um case como este?

Deixe seu contato para que um de nossos atendentes possa atender a sua solicitação.

SOLICITAR CONTATO