Rede Ethernet Industrial e a manufatura inteligente

Tempo de leitura: 3 minutos

Eficiência e agilidade. Estes são os dois maiores gargalos da produção industrial. É difícil unir os dois, mas, quando se consegue, a chance de sucesso é muito maior. É por isso que a manufatura inteligente ganha cada vez mais espaço na indústria – e se ter uma rede Ethernet industrial bem estruturada é essencial para os processos automatizados.

Com o conceito de indústria 4.0, a manufatura inteligente se torna cada vez mais forte. São diversas tecnologias que auxiliam neste processo de automação da produção, coleta dados para análise e interliga a indústria. Já falamos sobre o assunto no blog, você pode conferir aqui. Mas para que sua indústria entre neste processo, independente da área de atuação, é preciso que ela tenha a arquitetura correta de rede.

Isto porque é comum que engenheiros de TA prefiram implementar tecnologias específicas, ao invés de uma arquitetura de Ethernet convergente. A desvantagem neste caso é que a rede específica fica dependente de dispositivos da mesma marca/geração, e a inclusão de outros dispositivos é feita com muita dificuldade. Já o sistema de Ethernet industrial permite interconexão mesmo entre dispositivos novos e antigos, com performance em tempo real, incluindo latência, jitter e prevenção de perda de dados.

Arquitetura da Rede Ethernet Industrial

Naturalmente, a topologia afeta a distribuição dos pacotes de dados e, consequentemente, a eficácia da rede. Elas podem ser lineares, em estrela e em anel, mas o mais comum é o uso híbrido entre estruturas as duas últimas, devido à resiliência oferecida.

Exemplo de rede em estrela:

Rede Ethernet em estrela

Exemplo de rede em anel:

Rede Ethernet em anel

Exemplo de rede linear:

Rede Ethernet linear

Antes da implantação de qualquer topologia de rede, deve-se considerar os requisitos de desempenho, custo e espaço para o sistema funcionar como o esperado.

Vantagens da rede Ethernet

O propósito da Rede Ethernet Industrial convergente é acelerar a implantação bem-sucedida de tecnologias de rede padrão e convergência de redes de manufatura e de empresas/negócios. Esta arquitetura de solução e diretrizes de projeto ajudam a fornecer confiança necessária para implantar com sucesso as tecnologias de rede padrão e integrar a indústria através da automação e coleta de dados.

Há diversas vantagens em se adotar a manufatura inteligente com a rede Ethernet. Dentre elas, se sobressaem:

  • Globalizar as operações através da integração de TI, permitindo a convergência da rede-empresa e impulsionando decisões estratégicas de negócios;
  • Gerenciar a cadeia de suprimentos;
  • Melhorar os custos operacionais e a eficiência com recursos fáceis de usar;
  • Reduzir o tempo médio de reparo e aumentar a eficácia geral do equipamento, com acesso remoto seguro para funcionários e parceiros;
  • Reduzir os riscos, melhorando o tempo de atividade da rede e a disponibilidade de equipamentos com os principais recursos de segurança;
  • Encurtar os prazos de implantação de novos produtos, integrando tomadores de decisão e pessoal da fábrica;
  • Redução de custos e melhor utilização de ativos;
  • Gerenciamento simplificado, remoto e integrado com automação industrial do sistema de produção;
  • Tecnologias de colaboração pronta para implementação.

Precisa de ajuda para implementar a manufatura inteligente em sua indústria?

Fale com um especialista da Eletronor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *