EPI vem freando os acidentes de trabalho – mas ainda precisam de atenção

Tempo de leitura: 3 minutos

O Brasil é o 4º país onde mais ocorrem acidentes de trabalho no mundo, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT). São mais de 4 milhões e meio de acidentes desde 2012, de acordo com as estimativas do Ministério Público do Trabalho (MPT). No total, são mais de 365 mil dias de trabalho perdidos – ou um milênio inteiro. E o uso de EPI pode mudar isso.

Há um indicador bom: o Brasil já foi líder no quesito acidente de trabalho. E o número vem caindo desde que o uso de EPIs foi regulamentado e passou a ser encarado com seriedade. De 2010 para 2015, houve um recuo de 27%.

Neste contexto, é importante estar preparado para qualquer eventualidade. Afinal, é na indústria onde acontecem a maior parte dos acidentes. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) diminuem significativamente os riscos no ambiente de trabalho.

É importante ter em mente que o equipamento não evita o acidente em si, mas diminui o impacto que ele tem sobre o trabalhador. Seu uso já é regulamentado e obrigatório para cada tipo de ocupação. Mas a qualidade do produto é determinante para sua real efetividade.

A Eletronor é revendedora das principais marcas de EPI no Brasil. Confira nossas categorias:

EPI para altura

Cordas, mosquetão e talabartes são essenciais para quem trabalha em altura, seja no ambiente interno ou externo. Todos equipamentos têm boa resistência e absorção de impacto, obedecendo as normas técnicas da ABNT.

Proteção auditiva

Seja em formato de concha ou protetores de inserção, os protetores auditivos da 3M possuem alto nível de abafamento de ruído. Todos se adaptam ao usuário, seja ao tamanho da cabeça ou o formato do ouvido. A taxa de redução de ruído varia entre 16 a 21 decibéis.

Calçados

Usados principalmente para evitar quedas em locais com umidade alta. Por isso todos possuem sola emborrachada, o que protege também contra eletricidade. Seja para utilização em açougues, obras ou mesmo para bombeiros, as soluções da Eletronor garantem conforto e confiabilidade.

Capacetes

Seja para obras ou para capacetes para bombeiros, a Eletronor trabalha com equipamentos resistentes a impactos, com alta resistência e durabilidade.

Cremes

Há cremes para higienização, como sabonetes e desengraxantes, e para proteção. Estes se dividem em protetores solares em grandes quantidades ou cremes que facilitam a remoção de impurezas, como tintas, solventes, colas e pó.

Luvas

São utilizadas desde a agroindústria até a construção civil. Por isso, os materiais são tão diversos, como poliamida, látex, nitrílica, PVC, entre outros. Seja para evitar o atrito, proteger contra a eletricidade, ou mesmo contra água, as luvas possuem a resistência e o conforto que você precisa.

Óculos

Em diversas cores, os óculos de proteção protegem os olhos de partículas, como tinta, pó ou qualquer outra substância. Todos possuem proteção contra raios UVA e UVB e possuem tratamento antirisco.

Respiração

Ideal para quem trabalha em ambientes com muito pó ou partículas tóxicas. Os respiradores filtram o ar, oferecendo segurança e conforto ao trabalhador.

Vestimenta

As opções são diversas: blusões e calças para bombeiros, capas de chuva, macacões de segurança, aventais para altas temperaturas, e muitos outros.

Sinalização

Muito importante na prevenção de acidentes, dispomos de cones reflexivos de diversos tamanhos, além de correntes de sinalização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *