Detecção de vazamentos ágil e inteligente com o Fluke ii900

Tempo de leitura: 2 minutos

Sistemas de ar comprimido, gás e vácuo são grandes aliados da indústria. Versáteis e precisos, a aplicabilidade vai desde produções metalúrgicas até sistemas de refrigeração, utilizando um potencial energético mais vantajoso que o elétrico, movendo motores e ferramentas, por exemplo. Porém, com o tempo, o desgaste das máquinas faz com que os vazamentos se tornem problemas frequentes – e lá se vai a eficiência energética esperada.

O grande problema dos vazamentos é que eles podem estar em qualquer ponto do maquinário – em lugares visíveis ou não. E dependendo da gravidade do vazamento, ele pode paralisar a produção. Um estudo da Universidade de Santa Cruz (UNISC) aponta que apenas um furo de 1,58 mm de diâmetro pode levar a uma perda de R$ 1360,00 em um ano, num turno de 16 horas de trabalho.

Por se tratar de um defeito muito pequeno e de difícil localização, é comum que a indústria conviva com os vazamentos, aceitando os custos. Por sua vez, essa atitude encarece o produto final e a competitividade da fábrica. E quanto mais furos pequenos, mais destes custos.

A tecnologia empregada para descobrir esses furos exigia que a fábrica estivesse em seu período de inatividade. Foi por isso que a Fluke desenvolveu o Gerador de Imagens Industrial Ultrassônico, o ii900. Ele consegue distinguir as frequências sonoras, fazendo uma varredura do local em busca de vazamentos de ar. A nova tecnologia Sound-SightTM indica visualmente os vazamentos para o operador em sua tela, semelhante à maneira como as câmeras de termografia infravermelha detectam locais quentes.

De fácil utilização, o Fluke ii900 possui 64 microfones minúsculos, que detectam ondas sônicas e ultrassônicas, reconhecendo o dom de um vazamento de uma distância de até 50 metros. O equipamento possui espaço para até 999 fotos ou 20 vídeos de 30 segundos cada, para documentar os vazamentos detectados.

Vejo o vídeo de nossos especialistas demonstrando o funcionamento no vídeo:

Se interessou?

Fale com a gente e evite os vazamentos de maneira rápida e inteligente com o Fluke ii900!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *