post_thumbnail-cb6a39b6bfaa068dea3c0b30ea5ad6b3-925x308
BLOG
Notícias
10 set 18

Quais são os benefícios da gestão da produção industrial?

Em geral, os avanços tecnológicos têm a função de tornar nosso dia a dia mais prático e eficiente.

Em geral, os avanços tecnológicos têm a função de tornar nosso dia a dia mais prático e eficiente. Pesquisadores estão, a todo momento, aperfeiçoando ideias e recursos que podem agilizar nosso trabalho, tornando-o menos desgastante e estressante.

No que diz respeito à Indústria 4.0 é preciso deixar claro que essa evolução era absolutamente necessária e partiu de uma demanda real da indústria em ser mais eficiente e segura, já que os erros e gargalos na produção prejudicam a rentabilidade e a competitividade do negócios. Vamos conferir os benefícios da gestão da produção industrial?

Maior qualidade aos produtos

Sem dúvidas, a aplicação da Indústria 4.0 aos processos industriais confere mais qualidade ao produto. Afinal, quanto maior o controle sobre a operação, maior a eficiência da cadeia produtiva e, consequentemente, do produto que chega ao consumidor.

Observe que o monitoramento constante e o uso de dados atuais permitem que os gestores e empreendedores visualizem as falhas em seus processos e, com isso, planejem estratégias de correção mais focadas e eficientes. A gestão industrial é simplificada e ganha eficiência no controle de produção.

Maior produtividade à indústria

Prevenir é sempre melhor do que remediar, não é mesmo? Com a Quarta Revolução Industrial, há uma melhor gestão das deficiências do processo produtivo e isso permite que os gestores se antecipem ao problema, evitando perdas nas etapas seguintes.

A gestão automática de toda a cadeia de suprimentos confere maior visibilidade ao negócio, permitindo que ele alinhe suas operações e integre todos os setores da indústria, para que não haja quebra no estoque e descumprimento do contrato com seus clientes.

Redução de custos

Falar em tecnologia é falar em economia. Afinal, uma das finalidades de se aplicar recursos tecnológicos ao cotidiano empresarial é eliminando desperdícios e custos que consomem boa parte do orçamento do negócio.

Com estratégias como manutenção preventiva e corretiva e maior confiabilidade aos sistemas utilizados, há uma redução de erros durante o processo. Consequentemente, temos um maior controle das perdas e queda nos custos de produção.

Melhor tomada de decisões

Com a Indústria 4.0, há a possibilidade de se instalar sensores por toda a linha de produção. Isso oferece um retorno importante para o gestor, dando a ele informações precisas sobre a quantidade de peças produzidas, a necessidade de reposição de matéria-prima e a quantidade de produtos com defeito, por exemplo.

Os dados são o novo petróleo e, sem dúvidas, essas informações tornam a tomada de decisões muito mais rápida e segura. A explicação é bem simples: com dados reais e atualizados sobre a produção industrial, fica mais fácil planejar e executar ações estratégicas.

A gestão da produção industrial tem muito a ganhar com a Indústria 4.0

Aliás, se atualizar e aproveitar os benefícios proporcionados pelos avanços tecnológicos é uma decisão inteligente e, por isso, deve fazer parte do cotidiano de profissionais de sucesso.

É importante destacar que os investimentos iniciais na implantação de sistemas inteligentes são compensados pelas vantagens e economias alcançados no dia a dia. Por isso, é sempre interessante avaliar e estudar maneiras de modernizar a indústria.

Leia também