cmm
BLOG
Mercado
07 ago 18

O que é CCM na indústria?

O centro de controle de motores que tem a respectiva sigla CCM é um conjunto de várias partidas de motores.

O centro de controle de motores que tem a respectiva sigla CCM é um conjunto de várias partidas de motores, ou seja, uma ou mais seções são separadas por um barramento de energia comum e, principalmente, contém unidades de controle do motor.

Um centro de controle de motores pode incluir inversores de frequência, CLPs controladores programáveis e dispositivos de medição e são normalmente utilizados para acionamento de  motores de corrente alternada trifásicos em baixa tensão (220 a  440 volts). Porém existem centros de controle de motores de média tensão que acionam motores a uma tensão que variam de 2300 a 15000 volts.

Desde 1950, o CCM tem sido utilizado na indústria de fabricação de automóveis que utilizou um grande número de motores elétricos. Hoje, eles são usados em muitas aplicações industriais e comerciais. Quando são utilizados em processos muito empoeirados ou corrosivos, por exemplo, o centro de controle do motor pode ser instalado em uma cabine com ar-condicionado separado, mas muitas vezes um CCM vai estar no chão de fábrica ao lado da máquina controlada.

Já no painel elétrico de comando, o CCM é utilizado para controlar uma máquina e/ou equipamento. Neste caso, os componentes de um painel de controle dependem da máquina que estão sendo comandadas e do tipo de controle que é necessário. Na montagem do painel de comando são utilizadas chaves eletrônicas, inversores, contatores, CLPS e dispositivos de entrada de sinais (como sensores e medidores) com o objetivo de controlar outros dispositivos eletrônicos.

Fonte: Citisystems

Leia também