Design sem nome (5)
BLOG
Institucional
22 out 19

A Iluminação Inteligente na Indústria – o que é e porque implementar

A eficiência energética é um dos fatores que mais preocupam a indústria.

A eficiência energética é um dos fatores que mais preocupam a indústria. E não importa o tamanho da empresa: pequenas, médias e grandes vêm os preços da energia elétrica subindo, mas necessitam do insumo para continuar a produção. É justamente por essa dependência que diminuir o custo energético é tão difícil. Mas há uma solução bastante inovadora que promete ajudar os empreendedores neste quesito: a iluminação inteligente na indústria.

As lâmpadas sofreram inúmeras alterações ao longo dos anos. E com o grande salto da indústria 4.0, não tardou para que elas ganhassem sua versão inteligente e automatizada. Para isso, se valem da tecnologia LED, inventada ainda nos anos 60, mas que só recentemente chegou com força ao Brasil.

Apenas a lâmpada LED em si já representa uma economia, uma vez que o calor residual dela é muito próximo de zero, diferente de suas antecessoras. Lembra das incandescentes, que queimavam a mão de quem se atrevia a trocá-las? Então, a energia que gerou esse calor poderia ter sido convertida em luz. E é por isso que as LED são tão superiores. Além de, é claro, durarem mais.

Mas, como grande parte das tecnologias, chega o momento de elas serem melhoradas. E com esse intuito que a iluminação inteligente chega. Com esta tecnologia, é possível monitorar a energia consumida em tempo real, de uma ou várias lâmpadas, além de se ter o relatório discriminado pelo tempo de uso. Isto é importante para que se saiba exatamente onde sua energia é consumida e em que pontos ela pode ser melhorada.

Além disso, elas permitem customizar o seu uso. Almoxarifados, por exemplo, nem sempre são utilizados com frequência. Por isso, podem ter suas luzes diminuídas ou apagadas quando não há ninguém ali. Há empresas que utilizam determinado setor apenas em horários específicos, para otimizar a produção. Ali, a iluminação pode ter hora para ser ligada automaticamente – e desligar da mesma forma. Em estacionamentos, a iluminação pode ser configurada para funcionar de acordo com o trajeto que o carro utiliza, facilitando o senso de direção do motorista ao mesmo tempo que economiza energia.

Essa tecnologia tem impacto especialmente em empresas que ainda não implantaram outras medidas de gestão e eficiência energética. E por ser um modelo mais em conta do que outras tecnologias de controle de energia, é uma ótima maneira de se começar a adotar o método.

A Eletronor é distribuidora autorizada da Philips e Lutron, duas empresas líderes em eficiência da iluminação industrial. E temos vasta experiência em projetos de automação e inteligência na indústria. Se interessou pela iluminação inteligente? Fale com um especialista da Eletronor!

Leia também